segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Operação Big Hero

Posso estar enganado (ou acho que ando mesmo é desanimado com o mercado como um todo), mas tenho a impressão que 2014 foi um ano bastante anêmico para as animações, principalmente porque depois do estrondoso sucesso de Frozen e Lego, quase nenhuma animação conseguiu ao menos manter-se na memória do espectador (talvez uma ou outra; p.ex. Como Treinar Seu Dragão 2). No entanto, a grande aposta nesse fim de ano se volta novamente para a Disney. Operação Big Hero  foi guardado a sete chaves e, mesmo assim, ainda é um exemplar animalesco sem a graciosidade dos grandes filmes da Pixar.

Vendido como uma espécie de homenagem aos super heróis (do Stan Lee, principalmente), a proposta de misturar Hollywood com mangá é até bem bacana. O problema é que o filme não vai além disso; duma homenagem singela e bonitinha, meio minimalista em detalhes e toques dramáticos. Talvez funcional na mão de um Brad Bird ou Andrew Stanton, que sabem transformar pequenos microcosmos em verdadeiras obras de arte, mas o que dupla de estreantes contratados da Disney orquestra aqui é um trabalho que não vai além do convencional (o que não é necessariamente ruim, a propósito). Talvez porque essa fórmula de referência pop + humor dosado já esteja meio saturada no cinema como um todo, mas o problema é que o filme é o mais previsível possível. Um lançamento certeiro se lançado uns 2 anos atrás, mas que hoje não passa de um entretenimento efêmero.
Embora os personagens tenham uma áurea muito doce e ingênua, principalmente por levarem a sério esse lance de desejo de vingança na carcaça de um super herói , o roteiro do filme não faz muita questão de trabalhar a essência infantil acoplada à fantasia desses universos para além da superfície. Um pouco preguiçoso talvez, ou meramente um filme que busca manter os cofres da Disney cheios, Operação Big Hero 6 surge unicamente como uma experiência agradável, se você não pensar muito nele.

Estados Unidos, 2014, 108 min
De Don Hall & Chris Williams
Com Ryan Potter, Maya Rudolph, Scott Adsit, Jamie Chung

Nenhum comentário:

Postar um comentário